MItem NFC-e

De Ajuda
Revisão de 11h38min de 7 de dezembro de 2024 por Vinicius.batista (discussão | contribs)

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é um documento fiscal digital que registra as transações comerciais entre a Empresa e o Consumidor Final.

A NFC-e tem várias vantagens, entre as quais:
1. Não depende de equipamentos, como por exemplo, o SAT para a sua emissão;
2. Possibilita o acesso dos documentos em tempo real;
3. Reduz os custos relacionados à impressão em papel;
4. Maior controle e organização de notas.
CERTIFICADO

Sim, é necessário um Certificado Digital modelo A1 para emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). O Certificado deve ser emitido por uma autoridade certificadora, seguindo o padrão ICP-Brasil.
Para inserir o Certificado digital A1 para emitir a NFC-e, basta acessar:
Menu Cadastros > Empresas > Campo Certificado Padrão > Clicar nos Três Pontinhos

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CREDENCIAMENTO

Para realizar o Credenciamento para emissão de NFC- é necessário que o computador esteja com acesso à internet (Rede Local), Certificado Digital no padrão ICP-Brasil, contendo o CNPJ da Empresa (Instalado no computador) e estar com a Inscrição Estadual regular.
Para realizar o Credenciamento para a NFC-e em SP acesse o seguinte link abaixo:

http://www.nfce.fazenda.sp.gov.br/NFCePortal/

No Portal iremos acessar o Menu Lateral esquerdo e escolher a Opção Credenciamento (Com Validade Jurídica e Ambiente de Testes):

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Após acessar a área de Credenciamento, será requisitado o Certificado Digital da Empresa, clique e escolha o Certificado da Empresa que irá credenciar para emissão.

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A tela a seguir é o formulário de credenciamento. Os próximos passos são:
1. Selecionar a sua empresa na tabela: Aqui devemos selecionar a empresa em que iremos solicitar o credenciamento para NFC-e;
2. Preencher os dados do responsável: Devemos preencher os dados do responsável pelo estabelecimento, pois, será o contato que a SEFAZ SP utilizará caso necessário;
3. Clicar em “Solicitar Credenciamento”: Feito os passos anteriores, basta clicar no botão “Solicitar Credenciamento”, que aparecerá desbloqueado e com a coloração azul.

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Pronto! A sua solicitação de credenciamento para NFC-e foi efetuada, agora será necessário gerar um CSC (Código de Segurança do Contribuinte) para começar a operar.

GERAÇÃO DO CSC (CÓDIGO DE SEGURANÇA DO CONTRIBUINTE)

O próximo passo é solicitar o CSC, ele é indispensável para começarmos a operar com a NFC-e. Esse código, junto de seu ID Token deverão ser informados no sistema TagPlus.
Para isso voltamos a tela inicial da NFC-e do site da SEFAZ SP:

http://www.nfce.fazenda.sp.gov.br/NFCePortal/

Agora acessamos no Menu lateral a opção Gerenciar Código Segura com Validade Jurídica.

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Novamente será solicitado o Certificado Digital, após o acesso será encaminhado para a página “Gerenciamento e Geração de CSC”, onde teremos:
1. Gerência de CSC: Caso já tenha algum CSC cadastrado, ele aparecerá junto de seu ID Token e data de ativação;
2. Novo Código Segurança: Clicando neste botão você solicitará um novo CSC, que será mostrado na tabela comentada logo acima.

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É necessário apenas um CSC para iniciar o uso de NFC-e, após gerar um o CSC e o ID você deve utilizar esses 2 dados dentro do sistema Skyhand para configuração e emissão de NFC-e.